Região de Nice Côte d’Azur Do Mar à Montanha

Do Mediterrâneo às montanhas do Mercantour, a região de Nice Côte d’Azur engloba três territórios distintos : o litoral, denso e urbanizado, que concentra 84 por cento da população, residente, de um modo geral, em habitações coletivas ; o « Pais Médio » (« Moyen Pays »), cuja população, ativa , vive essencialmente em residências individuais ; e enfin, o « Pais Alto » (« Haut Pays ») que estende-se do Vale da Tinée até a fronteira italiana. Esta zona hoje, possui uma população mais idosa e atualmente, 6 habitações sobre 10 correspondem a residências secundárias.

No século XIX, quando a cidade de Nice inicia seu desenvolvimento urbano e sua abertura ao turismo internacional, numerosos eram os vilarejos afastados da costa que viviam em total autarquia. O « Haut Pays » (região de montanhas) não era absolutamente associado a férias, excursões ou passeios. Os viajantes abastados procuravam o sol e o exotismo da costa e privilegiavam o verão para período de férias. Somente após os anos 1920 inicia-se pouco a pouco a procura das estações para fugir ao calor veraneio. Os primeiros visitantes seduzidos pelas estações são membros de grandes famílias da região de Nice. Esse novo encanto vai transformar progressivamente a paisagem em torno dessas pequenas cidades isoladas: próximos aos vilarejos (cujas casa eram construídas em volta da igreja com sua torre e seu sino) vão espalhando-se pela natureza, chalés, mansões e hotéis.

O desenvolvimento hoteleiro veio acompanhado  da expansão das práticas do esqui e do alpinismo. O público inicial alvejado sendo um público chique ou até mesmo aristocrático, o aparecimento dos grandes hotéis nas montanhas, posicionou a região enquanto verdadeiro concorrente da Savoia, dos Pireneus e da Suissa. Mais tarde porém, com a instauração das férias anuais pagas (em 1936), vê-se eclodir uma prática mais popular dos esportes nas montanhas.

A proximidade é a grande vantagem de nossa região. Somente este departamento pode oferecer ao turista de inverno a oportunidade de passar (em apenas 2 horas de automovel) de temperaturas amenas da beira-mar a um clima que nada deixa a desejar ao da Suissa nesta mesma estação.

Algumas estações famosas :

Valberg (1700 m) ; Isola 2000(2000 m) ; Auron (1600m) ;  Thorenc (1200m); Peïra Cava (1500m) ; Beuil (1500 a 2011m) ; La Colmiane (1400 a 1800m) ;

St Dalmas Le Selvage (1500m) ; Turini (1600m – 1920m) Estenc (1780- 1850 m)

por Leonora Rumsen

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *